Desenvolvimento

Como acompanhar logs em tempo real no Windows

baretail   ·   log   ·   tail   ·   windows Marcelo, 15/12/2017

Olá pessoal, recentemente falamos aqui no blog sobre o clientlog do Progress e como ele é útil no processo de debug de aplicações Openedge. Até aí tudo bem, o log ajuda bastante, mas qual é a melhor forma de acompanhar o andamento das coisas pelo Windows?

Não me diga que você fica abrindo e fechando o arquivo de log toda hora. Não precisa ser assim! Se você usa Linux, Mac ou algum Unix-like, você ja deve conhecer e utilizar o tail, comando simples que permite acompanhar o andamento do arquivo em tempo real.

No Windows a dica é o Baretail, um programa muito simples e prático que faz a mesma coisa que o tail do Linux, só que com alguns incrementos gráficos a mais.

baretail.png

Não precisa instalar nada, basta baixar aqui, executar e começar a ver os arquivos em tempo real. Além de acompanhar múltiplos arquivos separados por abas, você ainda pode definir padrões para serem destacados no log, para facilitar ainda mais encontrar alguma coisa.

Outra grande vantagem é a tranquilidade em abrir arquivos muito grandes, nós já usamos com arquivos com 10GB e funcionou como se tivesse apenas 10MB. Mas me diga aí, o que você utiliza para acompanhar seus arquivos de log no Windows?


perfil-marcelo-aprovador.png
Artigo por:

Marcelo Camargos

Aqui no Aprovador trabalho sempre para levar a melhor experiência de atendimento, segurança e simplicidade de produto para nossos clientes.


Leia também:





🔎 Pesquisar



📖 TÓPICOS

Produto

Desenvolvimento

Atualizações

Dia a dia

SaaS

ERP

Produtividade

Totvs Datasul

Totvs RM

Vagas



📁 SÉRIES

Guia de aprovações de compras no Totvs Datasul

Esta é uma série especial de posts detalhando o funcionamento e parametrização das aprovações no processo de compras do Totvs Datasul.



📩 Receba novidades por e-mail






😎 MAIS POPULARES

Como utilizar todo o potencial do clientlog no Progress OpenEdge.

24/11/2017

O Aprovador agora fala Inglês!.

13/11/2017

Talvez você não precise dessa customização.

01/10/2017

ROI e métricas intangíveis em projetos de TI

27/05/2016


* Datasul, RM e TOTVS são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS S.A. Logotipos TOTVS, Datasul e RM são de propriedade da TOTVS S.A.