ERP   |   Totvs Datasul

Guia de aprovações de compras no Totvs Datasul

compras   ·   datasul   ·   guia   ·   totvs Rodolfo, 16/07/2018

serio-guia-compras-datasul.jpg

O ERP Totvs Datasul possibilita a aprovação para os processos de compras, que vai desde a criação solicitação de compras, requisições de estoque, até a aprovação de contratos, cotação, pedidos, etc. Porém, a parametrização destas aprovações podem ser um pouco complexas, pois existe uma ampla possibilidade de configurações, como por exemplo a aprovação item a item, ou total, a aprovação por hierarquia, ou por faixa de valor. Existem até dois módulos diferentes que podem ser utilizados para aprovar os mesmos documentos, que são o MCC - Módulo de Compras e o MLA - Módulo de Aprovações Logísticas.

O objetivo deste artigo é ser um guia para quem deseja compreender como funcionam as aprovações de compras no Totvs Datasul e como parametrizá-las no ERP. Primeiro, introduziremos os conceitos básicos, e em seguida incluiremos artigos mostrando como realizar as parametrizações em cada módulo. Este guia será atualizado à medida que novos artigos forem adicionados.

Conceitos Básicos

Tipos de aprovação:

Existem cinco tipos diferentes de aprovação que podem ser utilizados:

Hierarquia (lotação)
Os aprovadores do documento são definidos de acordo com a lotação do usuário solicitante.

Faixa
São definidos aprovadores por faixa de valor. Por exemplo, as solicitações de compra de até 150,00 serão aprovadas pelo gerente, e aquelas com valor acima de 150,00 serão aprovadas pelo gerente e pelo diretor.

Lista
A aprovação seguirá uma lista fixa e pré-definida, independente do valor da pendência ou lotação do usuário.

Padrão
Na aprovação padrão é definido apenas um usuário que será responsável por aprovar o documento.

Padrão Ténica
Assim como na aprovação padrão, é definido apenas um usuário aprovador, porém não são considerados valores neste tipo de aprovação.

Aprovação total ou por item

Além dos tipos de aprovação, existem duas maneiras diferentes de aprovar documentos no Datasul, que são:

Aprovação Total:
Na aprovação total, um documento é enviado para a aprovação com todos os seus itens, por exemplo, uma solicitação de compras com 10 itens irá gerar apenas uma pendência de aprovação, contendo os 10 itens.

Na aprovação total podem ser utilizados os seguintes tipos de aprovação:

  • Hierarquia (lotação);
  • Faixa;

Aprovação por item:
Na aprovação por item, cada item do documento é enviado para aprovação, sendo assim, uma solicitação de compras com 10 itens dará origem a 10 pendências de aprovação.

Na aprovação por item, podem ser utilizados os seguintes tipos de aprovação:

  • Hierarquia (lotação);
  • Faixa;
  • Lista;
  • Padrão;
  • Padrão técnica;

Solicitante

O solicitante é o usuário responsável pela pendência. Nas aprovações por faixa e hierarquia, é a sua lotação que irá determinar quais serão os aprovadores do documento. Veja em Quem é o solicitante na aprovação de compras do Datasul? como o Datasul determina o solicitante do documento.

Aprovação sem limite

O Datasul permite que um usuário sem limite de valor aprove uma pendência, desde que ele não seja o último a aprovar o documento. Sendo assim, a aprovação de uma pendência sempre seguirá a lista definida de aprovadores até que alguém com limite realize a aprovação.

Como aprovar?

Conforme explicado na introdução, as aprovações de compras podem ser parametrizadas em dois módulos diferentes:

MCC - Módulo de Compras
É o módulo de compras padrão do Datasul. Ele é pré-requisito para a utilização das aprovações de compras. Para aprovação das pendências é utilizado o programa CD1720.

Veja quais tipos de documento podem ser aprovados por este módulo em Quais tipos de documentos posso aprovar pelo módulo de compras do Datasul?.

MLA - Módulo Logístico de Aprovação
Este módulo foi criado especialmente para gerenciar aprovações no Datasul. Além das aprovações de compras, possui também integrações com outros módulos, aprovações customizadas e disponibiliza o Portal do MLA, que permite que as aprovações sejam realizadas pela Web. As aprovações são realizadas pelo programa MLA0301 ou pelo Portal do MLA.
Observação: para utilizar o MLA, é necessário antes a parametrização dos tipos de aprovação no MCC - Módulo de Compras.

Em breve: Quais tipos de documentos posso aprovar pelo Datasul MLA?

Na prática - como parametrizar as aprovações

Conforme falamos acima, as aprovações no Datasul podem ser realizadas utilizando o módulo padrão de compras MCC ou o módulo MLA. Os artigos abaixo contém o passo-a-passo para a parametrização e aprovação de documentos em cada módulo.

MCC - Módulo de Compras

Veja como parametrizar o MCC em Como parametrizar as aprovações no módulo de compras do Datasul?

MLA - Módulo de Aprovação Logística

Em breve.

Referências



"Datasul, MLA e MCC são produtos e marca registrada de propriedade da TOTVS S/A. A Aprovador Sistemas é uma empresa de produto independente e não possui nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS ou qualquer uma de suas franquias."


eu.jpg
Artigo por:

Rodolfo Gonçalves

O Rodolfo é especialista em Apps e integrações com ERPs no Aprovador.


Leia também:





🔎 Pesquisar



📖 TÓPICOS

Produto

Desenvolvimento

Atualizações

Dia a dia

SaaS

ERP

Produtividade

Totvs Datasul

Totvs RM

Vagas



📁 SÉRIES

Guia de aprovações de compras no Totvs Datasul

Esta é uma série especial de posts detalhando o funcionamento e parametrização das aprovações no processo de compras do Totvs Datasul.



📩 Receba novidades por e-mail






😎 MAIS POPULARES

Como utilizar todo o potencial do clientlog no Progress OpenEdge.

24/11/2017

O Aprovador agora fala Inglês!.

13/11/2017

Talvez você não precise dessa customização.

01/10/2017

ROI e métricas intangíveis em projetos de TI

27/05/2016


* Datasul, RM e TOTVS são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS S.A. Logotipos TOTVS, Datasul e RM são de propriedade da TOTVS S.A.